Bloqueio do Relógio e Nobreaks

A portaria INMETRO trata o bloqueio do relogio de ponto como um dispositivo de segurança contra fraudes. Os dois eventos mais comuns que levam ao bloqueio dos relógios de ponto eletrônicos são: Tentativa de violação do relógio; Falta ou oscilação de energia.

Para que não ocorra o bloqueio do relógio sempre que houver queda de energia, orientamos que utilize um nobreak. A bateria/nobreak é instalada dentro do próprio equipamento de forma muito prática. Este nobreak oferece autonomia ao relógio de ponto de até 4 horas ou impressão de 400 tickets, o que ocorrer primeiro.
 

Efeitos como atraso em relógios ligados à rede, fontes de servidores, equipamentos eletrônicos “desligando misteriosamente”, ruídos em sistemas de som e outros são exemplos de problemas causados por uma distorção na forma de onda elétrica.


Os equipamentos hospitalares, servidores e equipamentos de informática em geral, som, amplificadores, vídeo etc, podem apresentar problemas quando ligados em forma de onda quadrada ou PWM, sendo recomendado nobreaks online de dupla-conversão para estes casos. 

Na dúvida, opte sempre pelos modelos senoidais, e se possível online de dupla-conversão.
https://www.dmesg.com.br/tipos-de-nobreak-formas-de-onda-e-suas-aplicacoes/


Este artigo explica que há diferença entre nobreaks. Os senoidais ou de dupla conversão são os melhores.


Porém 99.9% dos nobreaks comercializados em lojas de informática são do modelo PWM simples que geram uma onda "suja" com ruídos que podem causar o bloqueio do relógio. 


Atualizado em 05/01/2023
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.