Como funciona o REP

Todos os modelos do BLUE, exceto o BIO-C, possuem leitora de identificadores de proximidade. Dentro destes identificadores, há um chip eletrônico com número único, funcionando como uma identidade digital. Ao ser aproximado à sua leitora, o chip é alimentado e envia ao aparelho seu número (portanto, não utiliza pilhas ou baterias). Por não haver contato direto (atrito) do cartão com a leitora, o sistema oferece baixos índices de manutenção, bem como tecnologia e segurança maiores com relação a sistemas similares de códigos de barras e tarjas magnéticas. 

Os crachás podem ser adquiridos diretamente com seu representante, personalizáveis de acordo com a necessidade. Já a identificação biométrica trabalha fazendo a leitura das digitais dos usuários, que não são iguais nem mesmo entre dois dedos de uma mesma pessoa. Para agilizar a identificação, são capturados os pontos únicos em uma digital, chamados minúcias (pontos vermelhos na figura abaixo). 


O produto torna-se de grande utilidade para o funcionário, pois não há o problema do esquecimento de cartões, garantindo o registro do ponto. Os benefícios para o empregador também são muito interessantes: economia na aquisição e reposição de crachás, bem como a eliminação de fraudes na marcação do ponto (garante que o ponto do funcionário só será registrado com a presença física do mesmo).


Atualizado em 13/07/2023
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.