Comunicação / Implantação - Evo + Secullum

Cadastro do Equipamento


Dentro do Ponto Web, acesse o menu: Manutenções - Equipamentos - Cadastro. Clique no ícone  para adicionar um equipamento;

Na tela de cadastro, inclua os dados:

  • Descrição: Informe um nome para esse equipamento;
  • Marca / Modelo: Selecione um dos modelos da EVO: Evo-50, Evo-40;
  • Comunicação: Utilize a opção TCP/IP;
  • Empresa: Selecione a empresa principal para uso do equipamento;
  • Centro de Custo: Informe um se o cliente utiliza essa opção. Caso contrário, deixe em Nenhum;

Demais configurações:

  • Desativar envio automático de dados: Opção que enviará ou não as configurações dos colaboradores e do REP para o relógio de ponto automaticamente, dentro de 1 minuto. Essas configurações podem ser: Nome, N° de Folha, N° Identificador, CPF, PIS, Leitoras do equipamento, Senha do Menu, Digitais entre outras em que podem ser enviadas para o relógio;
  • Desativar recebimento automático de registros: Opção para receber ou não os registros automaticamente dos equipamentos cadastrados no sistema, esse recebimento se dará num intervalo de 5 minutos de ociosidade (sem que nenhuma comunicação tenha acontecido dentro desses minutos).
  • Comunicar com equipamento em modo REP-P: Com a opção selecionada, o equipamento comunicará como um equipamento tipo REP-P, onde os comprovantes dessas marcações podem ser visualizadas na Central do Funcionário. Com a opção desmarcada, o equipamento Evo será considerado um REP-A, onde não será possível retirar comprovantes;

Após esse cadastro inicial, devemos entrar nas configurações do equipamento, para isso, veja os passos abaixo:



Configurações do equipamento Evo no Secullum Ponto Web


Dentro do cadastro do equipamento, clique em Configurações:

  • GERAL: Preencha o campo Número Serialdo equipamento. Certifique-se de inserir o número corretamente, pois esse número é essencial para a comunicação com o equipamento;
    • Desvincular equipamento ao banco de dados: Quando dois bancos tentam usar o mesmo Número Serial no Ponto Web, isso impede a comunicação com o equipamento. Ao clicar na opção, o banco previamente conectado será desconectado, permitindo o uso do equipamento no banco de dados atual do Ponto Web.
  • Esse número serial pode ser visualizado no equipamento Evo, pelo caminho: Menu - Informações - Info - Num. Serie (SN);

Demais opções em Configurações:

  • STATUS: Mostra as informações técnicas do equipamento como: Modelo, Versão do Firmware, Algoritmo de Digitais e MAC;
  • DATA E HORA: Opção para configurar o fuso horário do equipamento;
  • RECUPERAR REGISTROS: Tela para recuperar as marcações dos colaboradores. Após configurar as datas, clique em Receber para recuperar os registros;

Agora, devemos configurar o equipamento Evo para a comunicação com o Secullum Ponto Web.



Configurações de rede no Equipamento


Para uma comunicação com êxito no Secullum Ponto Web, configure as seguintes telas no equipamento:

Aviso
Para comunicar com esse equipamento, não é necessário do Agente de Comunicação do Ponto Web, pois ele comunica através de comunicação Modo Cliente, onde criamos um servidor especial para esse equipamento.

  • Req. Servidor: Sim
  • Dominio: Sim
  • URL: evo.secullum.com.br
    • Dica: Utilize o botão de espaço do teclado para inserir o ponto final;
  • IP: 111.111.111.000
  • Porta: 7788
  • Heartbeat: 1
  • Servidor valida: Não;


  • DHCP: Sim ou Não
  • IP: Informe um IP livre disponível na rede para a comunicação;
  • Máscara: Configure a máscara de rede do computador nessa opção;
  • Gateway: Configure o gateway da rede do cliente;
  • IP Servidor DNS: Não é necessário configuração, pode deixar zero;
  • MAC Address: Endereço MAC do equipamento, não é possível trocá-lo.

Aviso
Se houver dúvidas para configurar essa parte, verifique com o TI do cliente.

Terminando essas configurações, o Evo está pronto para iniciar a comunicação com o Secullum Ponto Web.



Comunicando com o Evo no Secullum Ponto Web


Após todas as configurações acima serem realizadas, a comunicação entre Sistema x Evo pode ser feita através do menu Movimentações - Comunicação, basta selecionar o equipamento e selecionar a Ação desejada. Em seguida clique em Iniciar.



Manutenção de Funcionários


Nessa tela, é possível enviar a biometria facial do colaborador para o Evo, juntamente com o seu cadastro. Segue abaixo as informações para o envio das biometrias faciais:

  • Ao enviar o cadastro do colaborador com foto do Ponto Web para o Evo no menu Manutenção de Funcionário, a foto será utilizada como biometria facial;
  • Quando uma foto é cadastrada no perfil de um colaborador pelo Evo e enviada para o Ponto Web, se o colaborador não tiver uma foto em seu cadastro, essa foto será automaticamente incluída em seu cadastro;
  • Se já houver uma foto do colaborador cadastrada no Ponto Web e tentarmos receber a foto cadastrada do Evo, a foto do Evo não substituirá a foto existente no cadastro do Ponto Web;
    • Já a foto cadastrada no Ponto Web, substituirá a foto cadastrada no Evo.

Atualizado em 09/08/2024
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.