Múltiplos cadastros com o mesmo PIS - Secullum

Como configurar múltiplos contratos de trabalho com o mesmo empregador no Secullum Ponto Web?

No Secullum Ponto Web é possível configurarmos um funcionário para múltiplos contratos de trabalho, ou seja, essa opção pode ser utilizada para casos em que um professor realiza aulas de manhã e a tarde é coordenador de curso na mesma faculdade ou um funcionário que atua no administrativo de manhã e é bibliotecário a tarde.

Importante
- Este manual é indicado para quando se usa apenas uma empresa no Sistema e o funcionário possui mais de um contrato para a mesma empresa;

Lembrando que a legislação trabalhista não proíbe que o empregado exerça duas funções distintas, independentemente de ser para empregadores diferentes ou para o mesmo empregador, desde que haja compatibilidade de horário, não configure concorrência desleal e não configure fraude.

Aviso
A opção Permitir duplicidade de Nº PIS/PASEP para múltiplos contratos de trabalho está disponível a partir da versão PRO do Secullum Ponto Web.


Para configurar dois contratos de trabalho para os funcionários, vá em: Manutenções - Configurações Especiais - Gerais - Marque as opções Permitir duplicidade de N°PIS/PASEP para múltiplos contratos de trabalhoDesativar validação e obrigatoriedade de Nº PIS/PASEP.

Em seguida clique no botão  para salvar as configurações.


Funcionários

Após marcada as opções, devemos cadastrar o funcionário duas vezes no sistema, um cadastro com o PIS Original, função e horário do primeiro contrato e outro cadastro com PIS em branco, nova função e horário do segundo contrato, lembrando que este funcionário com PIS em branco não deverá ser enviado para o equipamento.

Depois de realizado os cadastros, entre no cadastro com PIS Original, lá teremos a opção CONTRATOS. Ao clicar em Incluir, devemos configurar o horário que o segundo contrato realiza, para que o sistema aloque as batidas conforme os contratos configurados.

   Exemplo:

     Um professor trabalha na parte da manhã no horário 06:00 - 12:00 e na parte da tarde essa mesma pessoa é um coordenador na mesma faculdade a partir do horário 13:00 - 19:00.

     Em CONTRATOS, configuramos no cadastro Professor o horário 13:00 - 19:00 e selecionamos o cadastro do Coordenador (PIS em branco), informando ao sistema que, as batidas realizadas dentro deste contrato (13:00 até 19:00) cairão para o funcionário Coordenador.

Importante
Importante salientar que, caso uma batida seja realiza fora do CONTRATO configurado, essas batidas irão cair para o cadastro principal. Nesses casos, devemos configurar uma tolerância de batidas na saída do CONTRATO, para que as batidas não sejam alocadas para o cadastro errado.

Exemplo: O funcionário Professor realiza uma batida as 19:30 da noite, e seguindo a lógica da configuração acima, essas marcações serão vinculadas ao Professor e não ao Coordenador, pois foram efetuadas fora do CONTRATO estabelecido para o Coordenador.


Exemplos de marcações


Funcionamento

  • Habilitar as opções em: Manutenções - Configurações Especiais - Gerais - Permitir duplicidade de N°PIS/PASEP para múltiplos contratos de trabalhoDesativar validação e obrigatoriedade de Nº PIS/PASEP;

  • Criar 2 cadastros do mesmo funcionário, um com o PIS Original e outro com PIS em branco, cada cadastro possuindo um horário diferente de entrada e saída;

  • No cadastro com PIS Original, configurar na aba CONTRATOS, o horário que o cadastro do PIS em branco irá realizar (Deixar uma margem para extras na Entrada e Saída, para que a marcação caia no cadastro correto);

  • Enviar para o REP apenas o cadastro do PIS Original;

  • Após essas configurações, o funcionário realizará marcações com o cadastro do PIS Original no REP, assim, quando for realizado batidas no horário do PIS em branco, o sistema irá alocar as batidas no cadastro do funcionário conforme o CONTRATO configurado anteriormente.


Atualizado em 11/09/2024
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.